quinta-feira, dezembro 31, 2009
Enquanto a casa dorme
Eu realmente amo ter filhos e família, cachorro, gato e galinha (brincadeira) rs - mas tem horas que quero mesmo é sentar e tomar meu café sem correria, de forma bem tranquila e folheando meus livros de culinária e por vezes isso acontece nos finais de semana, pois minha formiguinha o mais novo tripulante dessa astronave, acorda para mamar por volta das 5 hs da matina e volta a dormir eu tiro mais um cochilo e me levanto, coloco minha cafeteira para trabalhar já pego meu queijinho branco com geléia meu pãozinho com manteiga e pronto - me sento a mesa e dando uma olhada nos meus livros já vou decidindo o almoço dos tripulantes dessa nave.
segunda-feira, dezembro 14, 2009
Final de semana de primavera um tanto frio
Eu tenho paixão por polenta, assim cremosinha bem brilhante e regada com um bom molho e azeite. E sendo assim basta bater um ventinho eu corro para fazer minha polentinha - Dessa vez fiz uma cobertura um pouco diferente das que você pode encontrar aqui no blog e por isso resolvi deixar a dica aqui.
Para a receita da polenta basta digitar na busca que fica na lateral do blog a palavrinha mágica "polenta" e vai encontrar uma ótima receita - Agora quanto ao recheio eu fiz um molhinho com tomates frescos, alho, cebola, pimenta fresca, manjericão e linquiça fresca - deixei apurar bem e reservei. Numa frigideira de fundo grosso (uma panela pesada) eu refoguei a escarola com alho, azeite e sal assim só um susto na linda folhinha e aí montei o prato, um vulcãozinho de polenta, uma generosa cobertura de escarola o molhinho de linguiça por cima, um fio de azeite e se gostar pode acrescentar lascas de parmesão e aí é só partir para o abraço, pois pra mim não precisa de arroz e nem um outro tipo de acompanhamento a não ser um belo vinho.
quinta-feira, dezembro 10, 2009
Tentando olhar com bons olhos
Dá série - Dicas e comidinhas para o dia-a-dia
Bom eu continuo na minha saga de olhar com bons olhos para os produtos prontos ou semi-prontos existentes nos supermercados - mais tenho que dizer que nuggets (aquele que as crianças em geral (ADORAM), eu não consigo aceitar - mas esses dias peguei uma caixinha do tal produto tão temido e adorado (por alguns) e vi uma fotinha com uma sugestão de acompanhamento para o produto em questão e logo mais a frente vi uma bandeja com sassami de frango e pensei porque não?! rs. E foi assim que apareceu esse prato no meu almoço, filé de sassami empanado e purê de abóbora.
Tudo aconteceu assim: Temperei o filé de sassami com sal e pimenta moídos na hora, suco de 1/2 limão siciliano e um toque de azeite aromatizado com alecrim - deixei marinando por uns 15 mts na geladeira - foi assim o tempo de separar os ingredientes para empanar, a farinha de trigo, leite e farinha de rosca (pode colocar na farinha de rosca um pouco de parmesão se desejar). Para empanar o esquema de sempre, primeiro na farinha de trigo, depois no leite e por fim na farinha de rosca. Frite em óleo quente e deixe secar um pouco sobre um papel toalha.
Para o purê de abóbora eu apenas cozinhei a abóbora japonesa no vapor com dois dentes de alho picados grosseiramente e um ramo de alecrim, depois de macias eu retirei os pedaços de alho e o galho de alecrim e amassei também grosseiramente com a ajuda de um garfo e levei novamente ao fogo e adicionei um toque de açúcar outro de sal e um pouco de creme de leite, só para aveludar o purê, para finalizar juntei um pouco de cebolinha verde picada. Servi com o filé de sassami empanado, salada de escarola com tomates e arroz branco.
quarta-feira, dezembro 09, 2009
Tomate + manjericão + arroz arbório = risoto delícioso
Hoje estou postando bem mais tarde, pois o dia tá bem complicado - bom esses dias abri a geladeira a procura de algum ingrediente que poderia me render um almoço bem gostosinho, pois era tudo que eu precisava naquele dia, e minha geladeira estava abandonada, sem praticamente nada - mas tinha na fruteira uns lindos e vermelhos tomates e em cima da pia no baldinho com água um fofo buquê de manjericão, como sempre tenho azeite - parmesão e um queijo cremoso, assim nasceu esse almoço. Para saber o passo-a-passo para fazer o risoto é só colocar a palavra risoto aí na busca na lateral do blog que vão encontrar várias receitas. Nesse apenas utilizei tomates picados em cubos sem sementes, caldo de legumes, e finalizei com folhas de manjericão, uma colher generosa de cream cheese, servi regado com um fio de azeite e parmesão para os que gostam.
*No post do peixe logo abaixo a leitora Adriana pediu a maneira de empanar o peixe, como aqui o leitor é quem manda já estou tratando logo de explicar (risos) - Tempere os filés com sal, pimenta moídos na hora de preferência um toque de suco de limão e outro toque de azeite só pra dar um sabor a mais (rs), deixe marinando por pelo menos uma meia hora. Para empanar, eu passo primeiro na farinha de trigo, depois no leite e depois na farinha de rosa ou até mesmo na farinha de pão (aquela que a gente faz em casa para aproveitar o pãozinho que já ficou durinho), frite em óleo quente.
Empanar passando no leite é bem melhor, pode fazer isso com tudo que for empanar pois quando for fritar o seu óleo não vai ficar espumando.
terça-feira, dezembro 08, 2009
Puxadinho na panela
Da série - Dicas e comidas para o dia-a-dia
Um puxadinho de panela lá na roça, nada mas é do que uma carninha douradinha e feita lentamente na panela. E pra isso apenas aqueci uma panela pesada (fundo grosso), acrescentei 1 1/2 colher (sopa) de óleo vegetal, e juntei os cubos de carne de porco (já devidamente temperados com sal, alho, limão e alecrim) e deixei dourando, quando começa a grudar no fundo da panela, vai pingando água quente (bem quente) e vai repetindo esse processo até que a carne esteja bem cozida, macia e dourada, nesse momento juntei uma cebola grande cortada em fatias e um pouquinho mais da água só para cebola cozinhar e dourar, retire do fogo e sirva com arroz branco, salada de folhas.
Essa carne além de ficar com uma cor linda, bem dourada - fica extremamente saborosa, macia pois o cozimento lento leva a esse resultado.
segunda-feira, dezembro 07, 2009
Série - Dicas e comidinhas do dia-a-dia
Bom não vou ensinar aqui a maneira de empanar o peixe pois creio que todos sabem, e o fazem ou com fubá ou como fiz aí, farinha de trigo, leite e farinha de rosca e fritei em óleo quente. Mas o que começo aqui hoje é essa série que acredito que vai ser bem legal e se você também tiver uma comidinha legal do dia-a-dia me mande com texto e foto que publico aqui. Porque pelo menos na minha casa não dá pra fazer banquetes todos os dias e nem mesmo para usar uma despensa inteira de ingredientes para fazer apenas uma receita.
Vou contar algo sobre mim para vocês - antes com um filho apenas eu tinha o meu lado romântico na cozinha bem forte, gostava de fazer tudo em casa, a massa do pão, do pastel, do macarrão, a geléia especial e por aí vai.... Hoje com dois filhos em idades e com necessidades tão diferentes já não ando tendo tando esse romantismo, ainda acredito e faço bastante das minhas coisas em casa, mas como a Nigella tenho também olhado com bons olhos e dado uma chance a alguns produtos que vejo nas gondolas do supermercado e um deles é exatamente esse belo molhinho, é realmente muito saboroso e com preço bem legal - ele vai super bem com peixe empanadinho, ou iscas de peixe para um tira gosto. Esse eu servi com arroz branco, purê de mandioquinha e salada de folhas.
*Eu não estou ganhando nada para falar do produto, apenas acho que a dica é super legal para um acompanhamento rápido.
sexta-feira, dezembro 04, 2009
Gelatina creme
Gelatina é sem dúvida algo que brilha intensamente na minha cozinha, minhas formiguinhas adoram e vamos combinar que é tão simples né?! Ela já é gostosa por si só, mas com um toque fica ainda mais divertido e saboroso e como esta aberta a temporada férias infantil vou começar a deixar aqui dicas pra tornar o dia a dia mas simples e divertido no ambiente da cozinha.
Para fazer utilizo 2 gelatinas do mesmo sabor que dissolvo em 350ml de água fervente e depois de bem misturado eu junto 350ml de água fria - mexo bem novamente e levo ao liquidificador com uma caixinha de creme de leite, bata bem e coloque num recipiente que possa ir a geladeira, tampe bem e deixe gelar até que fique firme.
quinta-feira, dezembro 03, 2009
Frango de segunda-feira
Não sei como é na sua casa a danada da segunda-feira ; mas aqui na minha casa é um caos total, é criança que volta as aulas, marido que volta ao trabalho tudo com seus horários marcados e a correria fica mesmo inevitável e nesse momento tudo que preciso é mesmo de uma refeição rápida e completa que não me faça ficar tempo e mais tempo na cozinha, pois a casa também me espera para dar o devido toque de limpeza que ela merece - E sendo assim todas as segundas saí da minha cozinha uma comidinha bem saborosa e prática.
Doure numa panela uma cebola grande até ficar cor de caramelo, junte uma colher (café) de açafrão-da-terra e acrescente os pedaços de frango (no meu caso utilizei coxinha da asa) já temperados e deixe dourar, junte 2 cenouras cortadas em rodelinhas e vai pingando uma água quente para cozinhar o frango e a cenoura, quando estiver quase no ponto, junte 3 batatas cortadas em cubos e continue acrescentando água quente até que todos os ingredientes estejam bem cozidinhos quando chegar no ponto retire do fogo, salpique salsinha e cebolinha e sirva com arroz branco e salada de folhas.
terça-feira, dezembro 01, 2009
Trufa de caipirinha
Eu quase nunca me acabo num doce, são raros os momentos que fico desesperada por um doce e isso é bem o contrário da minha família, pois minhas formiguinhas amam de paixão o tal do docinho e sendo assim eu acabo toda semana fazendo um docinho pra aliviar o desespero das formigas.
E quando falo em doce já lembro logo do lindo blog da Patrícia Scarpin, são tantas coisas lindas que vejo por lá. Sempre quero fazer algo de lá e foi assim que saiu novamente uma receitinha vinda daquela linda cozinha, e essas trufas são super simples de fazer e realmente divinas.
Os doces que me levam de volta a infância são as compotas de frutas, pois na fazenda do meu avô esse era o doce que reinava, não se perdia nem uma fruta, tudo vira doce de calda, ou geléia - outro que me leva a infância são os suspiros coloridos (rosa, verde ou amarelo ) de venda e algodão doce, qual o doce te leva a infância?!
- 400 g de chocolate branco, bem picadinho
- raspas da casca de 1 limão
- 70 ml de creme de leite (usei de caixinha)
- 3 colheres (sopa) de cachaça
- cacau em pó sem adição de açúcar o suficiente para cobrir as trufas
Fonte - Blog Technicolor Kitchen