quinta-feira, janeiro 29, 2009
Feijão com manteiga de garrafa
Uma ida a feira de domingo e já voltei com feijão verde na sacola, com uma manteiga de garrafa na geladeira não pensei duas vezes, cozinhei o feijão com folhas de louro e depois aqueci em uma frigideira de fundo grosso 3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa e refoguei cebolas picadas grosseiramente, juntei um pouco de alho macerado com sal e pimenta de cheiro e acrescentei o feijão, deixei tudo isso ir lentamente refogando e tomando gosto, pegando os temperos. Servi com linguiça toscana assada no forno , arroz branco e vagem refogadinha. Foi realmente um maravilhoso jantar.
quarta-feira, janeiro 28, 2009
Gratinado de frango com espinafre
Com um pouco de peito de frango cozido e desfiado dando sopa no freezer, um pouco de espinafre, um restinho de milho refogado na manteiga e tudo isso foi igual a um belo prato de frango gratinado, muito saboroso e com um molhinho muito cremoso. Esse prato é bem legal rende bastante e não precisa de muito frango pois como tem o molho o espinafre e o o milho refogado o rendimento é bem legal, depois você pode utilizar o que tiver na sua geladeira dando sopa, tipo cenourinha ralada, ou abobrinha raladinha e por aí vai.
Para fazer a receita eu aqueci uma panela grande, e refoguei no azeite cebola picadinha e alho bem picadinho, quando a cebola já estava transparente eu juntei o espinafre, deixei refogar e acrescentei o frango já cozido e desfiado, nesse momento também juntei o milho que já estava cozido (uma sobrinha do almoço do dia anterior), ajustei os temperos - sal e pimenta. Coloquei leite um toquinho de noz moscada ralada na hora, quando levantou fervura eu acrescente duas colheres (sopa) de farinha de trigo já dissolvida num pouquinho de leite e fui mexendo até o molho ficar denso bem cremoso, passei para uma assadeira, cobri com queijo mussarela ralado e levei ao forno já com o grill do mesmo aquecido e deixei gratinar. Depois de ficar com essa casquinha bem douradinha por cima eu retirei do forno e servi com arroz branco e batata palha.
terça-feira, janeiro 27, 2009
Cozinhando na Tajine
A muito tempo eu andava apaixonada por essa panela, foi quando entrei na Doural sempre a Doural e vi lá, na sessão de liquidação, e me segurei eu tenho prova disso, voltei para casa sem nenhuma uma canequinha na mão, mas passei a noite inteirinha sonhando com a tal panela. No dia seguinte logo cedinho o marido me presenteou e eu fui toda feliz buscar minha linda panela. E depois de muitas dúvidas, e já aproveito para agradecer a Fabrícia e Valentina pela ajuda. Eu coloquei a panela em uso para fazer uma bela carne cozida no forno. Servi com uma massa cozida al dente e passada numa manteiga temperada apenas com folhas de manjericão e pimenta do reino moída na hora.
- 1/2 k de carne (chamada de segunda) cortada em pedaços grandes
- 3 tomates inteiros bem madurinhos picados
- 1 pimentão vermelho em cubos
- 2 cenouras em cubos
- 2 cebolas brancas cortadas em cubos
- Alho, sal e pimenta de cheiro macerados
- 300 g de tomate pelado
- 2 colheres (sopa) de azeite
Minha panela:
Xícara de medida
Recebi nesse período de férias muitos emails contendo dúvida sobre o tamanho da xícara utilizada nas receitas, e foi então que resolvi fazer esse post já esclarecendo. Eu utilizo essa xícara de medida ela é própria para isso, realmente o seu jogo de chá não é legal para ser usado como medida pois aqui no Brasil hoje temos xícaras de chá de vários tamanhos, cada jogo tem um modelo diferente. Então acho que vale mesmo a pena você comprar um medidor assim, e ele é tão baratinho. Quando uso uma medida maior que está, ela vem citada no texto ou no final da receita. Se ainda ficou alguma dúvida é só deixar nos comentários ou mandar no email - elianascaramal@gmail.com
segunda-feira, janeiro 26, 2009
Risoto de acelga com tomate seco
Depois te tanto tempo sumida, estou de volta e agora sim pra ficar, começando o ano novamente já se foram as festas, as férias e o tempo da chacrinha, agora trabalho, filho na escola, horários e a volta ao blog. Quero agradecer todas as pessoas que me mandaram emails, que passaram por aqui enfim tantas pessoas queridas, tanto carinho que é realmente dificil de agradecer.
Vou iniciar a nova caminhada aqui com um risoto. Logo vou trazer uma postagem esclarecendo uma dúvida muito enviada para meu email. Tenham calma pessoal o ano está apenas começando (risos).
Esse risoto me surpreendeu eu fiquei encantada com o casamento da acelga com o tomate seco, no final deu um sabor bem equilibrado, suave eu acho que vale muito a pena fazer essa receita.
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola média picada
- 1 1/2 xícara (chá) de arroz carnaroli
- 2 xícaras (chá) de caldo de frango
- Sal a gosto
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco
- 1 xícara (chá) de acelga fatiada
- 100 g de tomate seco cortado em pedaçinhos
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de requeijão cremoso
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
segunda-feira, janeiro 12, 2009
Rabanadas
Nesse natal me dei conta que meu querubim Rapha não tinha ainda provado rabanada, e tratei logo de resolver esse problema. Com a casa cheia de crianças, resolvi fazer para o lanche da tarde num dia fresco essas lindas e douradas fatias de pão adoçicadas. Foi realmente um sucesso! Se não tem crianças para devorá-las faça com vinho do porto no meu caso não utilizei pois o publico era todo composto por boquinhas infantis.
- 1 lata de leite condensado
- A mesma medida da lata de leite
- Gostas de essência de baunilha
- 2 ovos batidos
- Fatias de pão de mais ou menos 1 cm
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar
Misture bem o leite condensado com o leite e a essência de baunilha e reserve, em outra vasilha bata bem os ovos. Leve o óleo ao fogo e o deixe numa temperatura bem aquecido. Passe as fatias de pão na mistura de leite e depois nos ovos batidos e frite no óleo quente, deixe escorrer sobre um papel toalha e depois passe na mistura de açúcar e canela.
*Fonte - Encarte pão de açúcar.
quinta-feira, janeiro 08, 2009
Eu adoro esses canudinhos!!
Eu penso que muita gente vai falar que esse canudinho é cafona, mas eu amo, amo de paixão e sou uma pessoa muito livre desses preconceitos, muito tranquila mesmo. Hoje fui comprar umas coisinhas para aniversário do Rapha e trouxe comigo muitas coisinhas cut-cuts quem sabe não divido aqui com todos vocês! Agora coragem, e começe a deixar sua bebida mas graçinha com esse coloridos canudos!
*Quero agradecer a ajuda quanto a receita do pirulito era no blog da vivian que tinha visto mesmo, e adorei todas as dicas, é isso que me faz blogar essa corrente de amigos tão legais que encontrei aqui. Obrigada sempre e se precisar é só pedir socorro aí também em?! rs
quarta-feira, janeiro 07, 2009
Risoto de alho em conserva e pedido de ajuda!
Como já faz um tempinho que não registro aqui nessa cozinha nenhum risoto, resolvi dividir essa idéia com vocês, tudo bem simples no mesmo processo de todos os outros risotos postado aqui, apenas mudando o sabor.
Gostaria muito de falar sobre esse alho aqui, pois eu acho um produto bem versátil, pode ser fatiado finamente e apenas acrescentado a uma massa recém cozida bem quente, com uma colher de manteiga e folhinhas de sálvia rasgadinhas, ou pode ser utilizado em um risoto ou até mesmo servido purinho como um tira gosto. É um produto que ao meu ver vale a pena ter em casa. Eu já o vi nas prateleiras de alguns grandes supermercados, mas se por um acaso você esteja pensando em ir ao mercado da cantareira lá também vai encontrá-lo com facilidade.
A receita do risoto é a mesma de tantas outras que tem aqui no blog, arroz arbório, vinho branco seco, caldo de legumes quente, manteiga, azeite, parmesão ralado grosseiramente, pimenta moída na hora, sal e nesse caso o alho em conserva que foi acrescentado na metade do cozimento do arroz. Se tiver alguma dúvida no processo de fazer a receita, basta digitar na busca lá embaixo a palavra RISOTO e vai encontrar receitas com o processo bem explicado e detalhado.
* Agora o pedido de ajuda - Vi em algum blog alguém que fez um pirulito de biscoito, essa receita se não me engano foi feita pela Ana Maria Braga, mas além de não estar certa sobre isso também não sei o nome da receita para procurá-la no site da mesma, e gostaria muito de fazê-los para o aniversário do meu querubim, se a dona do blog que publicou a receita passa por aqui por favor me fale que vou lá buscar a receita ou se alguém tem a mesma e puder me enviar eu fico realmente muito grata.
terça-feira, janeiro 06, 2009
Provoleta
Esse foi um petisco que fiz no final de ano, desde de criança me lembro de comer provoleta, e me lembro que adorava quando pegava uma que ficava com o queijinho dentro bem molhinho, sedoso e macio, era uma festa! Esse petisco de inusitado não tem nada, mas de saboroso tem tudo e mais um pouco. A grande dica é fritar geladinho pois a casquinha vai ficar perfeita e por dentro ele vai ficar como falei acima.
- Cubos de queijo provolone (faça a quantidade que precisar)
- 2 ovos batidos temperado com pimenta do reino moída na hora ( essa quantidade de ovos também depende da quantidade de queijo utilizada)
- Farinha de trigo e rosca para empanar
- Óleo para fritar
* Fonte - Mémorias de infância
segunda-feira, janeiro 05, 2009
Saltenha
Estou em sintonia com a época de férias e ando fazendo alguns lanchinhos, também devido ao calor que fez na semana passada, troquei o tradicional arroz com feijão por um lanchinho e a escolha foi essa saltenha. A saltenha tem origem na Bolívia, é um tipo de pastel de forno em geral bastante codimentado é muito apreciado no Norte do Brasil e em outros locais como Argentina, Espanha, México e Chile. Ela também é chamada de empanada. Geralmente se faz com carne de porco e frango moído mas eu utilizei apenas carne bovina moída.
Massa
- 2 1/2 xícara de farinha de trigo
- 3/4 de água morna
- 1/4 de xícara de manteiga
- 1 colher (chá) de sal
- 1 gema para pincelar
- 1 1/4 de xícara de cebola picadinha
- 1/3 de xícara de uva-passas pretas sem sementes
- 1/4 de xícara de água
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (chá) de farinha de trigo
- 1/2 colher (chá) de cominho em pó
- 1/2 colher (chá) de pimenta dedo de moça picada
- 400 g de carne moída
- 16 azeitonas verdes sem caroços picadas
- 2 ovos cozidos e picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Recheio- Frite a cebola na manteiga em fogo baixo até ficar macia. Junte a carne e o cominho, sal, pimenta-do-reino e a dedo de moça, as passas e as azeitonas. Cozinhe, mexendo, até a carne ficar macia e dourada. Junte a farinha e misture. Ponha a água e mexa até engrossar nesse momento retire do fogo e acrescente os ovos cozidos e picado. Deixe esfriar.
Montagem- Aqueça o forno em temperatura alta. Para rechear a saltenha, coloque um pouco do recheio (isso depende do tamanho do círculo de massa que você cortou). Preencha cada metade de círculo de massa com o recheio. Molhe as beiradas da massa com água e dobre ao meio, como um pastel. Dobre uma pontinha para cima e aperte para grudar. Por cima da parte dobrada, dobre outro pedaço. Faça isso sucessivamente até formar um cordão em todo o arco da saltenha. Pincele com a gema, arrume em pé na assadeira (com o arco para cima) e asse em temperatura alta por 15 minutos ou até dourar.
*Fonte - Revista Claudia Cozinha
*Xícara utilizada é de 240 ml
sexta-feira, janeiro 02, 2009
Redução de vinho do porto e cerejas frescas
Tive um natal tranquilo, com parte da familia e alguns bons amigos e foi bastante divertido. Um cardápio bem enxuto porém bastante saboroso. Depois de alugar parte da minha lista de bons amigos (Valentina e Vitor Hugo) para saber como fazer meu carré de cordeiro e um bom molho para acompanhá-lo, eu fiz o carré da maneira que a Tina me ensinou e o Vitor Hugo assinou em baixo e ai ele também me deu uma dica de um molho mas eu queria algo doce que acho que tem mais cara de natal, então ataquei nessa redução e ficou realmente maravilhoso! O fato é que o natal já passou mas o carré de cordeiro pode ser apreciado sempre e esse molhinho também, por isso estou dividindo a receita com vocês!
- 150 g de cerejas frescas
- 10 g de manteiga sem sal
- 200 ml de vinho do porto
- 150 ml de licou de cerejas
- Pimenta-do-reino e sal a gosto
Para os carrés, tempere a seu gosto (no meu caso foi apenas sal, pimenta-do-reino moída na hora e uma leve untada com azeite), levei-os a uma grelha bem, bem quente e grelhei levemente só para selar a carne. Depois levei ao forno rápidamente o ponto ideal é servi-los rosados por dentro.
Fonte - Valentina e Vitor Hugo / Molho - Revista Prazeres da Mesa (Com leves adaptações minhas, inspiradas na série natal de Nigella).