quinta-feira, dezembro 27, 2007
Pratos!
Se você não tem um lindo suporte pra empilhar seus pratos na mesa e servir estilo americano, não se preocupe nem mesmo pense em desistir da idéia, você só vai precisar de uma fita bonita e da cor que combine com as flores e toalha que vai utilizar e tudo estará resolvido, dê um laço bem bonito em volta dos pratos e ele servirá como suporte para os mesmo, basta a pessoa puxar o pratinho saí com tranquilidade e sem maiores problemas e sua mesa fica um verdadeiro mimo.
Para os pratos menores um fita mais estreitinha é melhor.
Carinho!
No final de semana do natal me chega um sedex e eu correndo fui abrir claro. Quando tiro a caixinha do pacote me deparo com esse lindo e fofo par de papel noel que são na verdade um saleiro e pimenteiro eu fiquei apaixonada. Esse carinho veio da menina mas doce do mundo dos foodblogs sim é ela mesma a dona da Doce Casinha! Si, muito obrigada querida eu fiquei muito feliz e muito tocada com sua cartinha saíba que eu também tenho muito carinho por ti viu?! Muito mesmo!
Pernil de cordeiro!
Esse foi o pernil de cordeiro que fiz para a ceia de natal antes de ir a mesa, aí ele estava prontinho para ser fatiado e repousar na minha linda travessa para só depois ser devorado (risos). Bom depois de ver muitas receitas do tal pernil e pesquisar muito no google eu fiz a minha versão da carne que ficou maravilhosa. Deixei o pernil numa marinada com um litro de vinho branco seco, alho picadinho, alecrim, sal e um toque de pimenta rosa. Ele ficou nessa marinada por 12 horas e fui virando de tempos em tempos. Na hora de assar utilizei uma assadeira com grelha que ganhei depois vou mostrar para vocês e cubri com papel alumínio e levei no forno médio, e de tempos em tempos eu regava e isso durou longas 3 horas depois desse tempo retirei o papel totalmente e deixei dourar. Fatiei fininho e servi com molho de azeite e hortelã e um toquinho de sal, e geléia de menta com hortelã.
* Me perdoem a foto, mas só tirei antes de fatiar pois depois não foi mais possivel (risos).
quarta-feira, dezembro 26, 2007
Natal rosa!
Primeiro quero agradecer a todos que deixaram mensagens lindas pra mim aqui e no email, muito obrigada que Deus esteja todos os dias abençoando a vida de cada um de vocês!
Bom pra começar estou postando a minha mesa de natal já criando vida, sim porque a comida ainda estava começando a ser servida e depois vou postando as receitas, foi tudo muito simples mas cercado de muito carinho e foi realmente dias muito bons. A comida, arroz , pernil de cordeiro servido com molho de azeite e hortelã e geléia de menta com hortelã, tender servido com chutney de maracujá e coucous marroquino de uvas passas brancas e mel. A sobremesa pêras no vinho tinto com sorvete. Depois vou postando aqui os detalhes da mesa e as receitas.
quinta-feira, dezembro 20, 2007
Carinho!
Ontem foi meu aniversário de 10 anos de casada, e quando retornei a minha casa me deparei com uma caixa enorme e logo fui olhar quem tinha enviado e era minha linda "branca de neve" sim eu sempre chamo essa moça linda, delicada e amorosa por demais de branca de neve pois ela é esse encanto que todas vocês já conhecem a Luna do Quiche de Macaxeira, Luna você adivinhou que estava precisando de uma bolsa linda, linda assim para colocar minhas coisinhas para passar minhas tardes na piscina?! Aff* amiga é um luxo só, e eu fiquei feliz demais da conta, muito, muito obrigada pelo presente pelo carinho do cartão viu?! Eu desejo um um natal maravilhoso pra ti e toda sua familia, que o Senhor esteja sempre regando a vida de vocês com bençãos sem tamanho. E olha eu tenho um carinho imenso por você, tenha como certo isso. A eu tenho paixão por bolsas!
sexta-feira, dezembro 14, 2007
Capellini com manjericão, ricota defumada e pimentões assados
Essa massa veio direto da maravilhosa cozinha da Patricia Scarpin, minha amiga, uma menina doce e que faz doces como ninguém! Pat eu fiquei fã numero um desse molhinho, aí Jesuis não preciso dizer que as receitas da Pat são de extrema confiança né?! Bom mas falando sobre a receita, lá ela usou o espaguete, aqui eu utilizei o capellini que é uma massinha que ando arrastando um bomde por ela ultimamente (risos). Também pela foto da Pat eu notei que a ricota dela parece ser macia, eu nunca comprei ricota defumada macia, então ralei a minha num ralinho fino por cima da massa e ficou uma maravilha. Pat, muito obrigada por dividir comigo essa delícia viu?! A receita na integra você vê aqui! Gente e me perdoem as fotos, pois fotográfar macarrão é muito dificil (risos), mas acredito que dá pra vocês notarem a textura do molho que é perfeita gruda na massa não fica escorrendo é realmente uma delícia!
- 4 pimentões vermelhos
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de vinagre balsâmico
- 125 g de manjericão (como hoje não tinha só ultilizei um pouquinho de salsinha)
- 400 g de capellini ou espaguete
- 150 g de ricota defumada
Asse por 20 minutos ou até que a casca escureça bem e pareça queimada. Coloque os pimentões ainda quentes num saquinho plástico ou numa tigela e cubra com filme PVC. Deixe-os esfriar completamente e então remova as sementes e a casca.
Coloque a polpa restante num processador e junte o vinagre e 10 folhas de manjericão; tempere e processe. Acrescente o líquido que sobrou na assadeira (se houver) e um pouco de azeite e vá processando até obter consistência de molho.
Coloque o molho numa panela grande e leve ao fogo baixo para mantê-lo aquecido.
Cozinhe o espaguete até ficar al dente; escorra a massa e despeje-a na panela com o molho de pimentão. Esfarele metade da ricota sobre o macarrão e misture levemente todos os ingredientes.
Sirva com o manjericão restante e salpique a outra metade da ricota esfarelada por cima.
quinta-feira, dezembro 13, 2007
Comida de criança!
É tempo de férias, época de natal , tudo um tumulto só, tenho pensado em mil coisas para receber minha familia e as comidinhas andam meio em baixa por aqui e ontem saiu esse pratinho que pra mim representa bem uma comidinha de criança, esse arroz feito com cenoura e batatinha é uma delícia, acompanhado e bifinho e feijão cozidinho na hora com um toquinho de linguiça fresca. Se está como eu enrolada, pode fazer esse arrozinho com bife e feijão que todos vão aprovar.
Não é de comer mas é tão lindinha!!
Saindo um pouco da minha cozinha essa é uma outra paixão que tenho as bolsas, amo de paixão! Mas gosto muito dessas artesanais, feitas de tecido que só pede uma calça jeans, uma blusinha branca bem básica uma sandalinha havaianas no pé. Espere que vocês gostem também!
quarta-feira, dezembro 12, 2007
O natal está chegando!
Essa é minha porta de entrada, tudo vai ser delicado por demais nesse natal, quero tudo sem muita cores, sem misturas e com comidas simples que me façam voltar no tempo e me levem de volta aos natais que passei na fazenda do meu avô! Natal pra mim é tempo de agradecer todas as bençãos que o Senhor andou soprando sobre meu lar e esse ano foram tantas e eu sou grata muito grata. Tudo que peço é para que o Senhor sopre em mim o vento do espírito, e eu nem vou me preocupar pra onde ele vai, pois eu só quero ir com ele, sem saber pra onde vai, mas acreditando que vai me levar onde habita o Senhor. Obrigada Pai, por tudo, pela direção, pela libertação de coisas ruins, pelo seu cuidado comigo, com minha familia, com pessoas queridas pra mim (incluo aqui pessoas lindas que conheci através do blog) e desejo a todos um lindo natal, que vocês possam dividir carinho e bençãos com pessoas queridas!
Obrigada a todos que passaram mais esse ano comigo aqui e que o Senhor sopre em vocês todos o vento do espírito!
Minha árvore tomando formas, e acho que de tanto a Larissa falar da paixão de sua princesinha pelo rosa, e dos cortadores cor de rosa que ganhei da minha amiga secreta eu resolvi soltar a Barbie que estava dentro de mim e vão sair muitos laçinhos cor de rosa!
Bolinho de iogurte com gotas de chocolate
Depois que aprendi essa massa de bolo com minha querida amiga Cris, já dei várias versões para ele, tipo doce de leite, goiabada, bananada, várias frutinhas e por aí vai. Cris essa massa de bolo é uma delícia, bem fofinha, macia, não é muito doce, achei perfeito para acompanhar um chá, ou um cafézinho. A receita você encontra aqui! Nessa leva apenas troquei as frutas usadas lá, pelas gotas de chocolate com a criançada de férias é um ótimo lanche e nesse calor basta servir um leite geladinho e está feita a festa.
terça-feira, dezembro 11, 2007
Como explicar?!?!
Desde a semana passada estou encontrando uma forma de explicar aqui o tamanho do carinho que a Valentina teve comigo, mas não consigo e então resolvi dividir com todas as pessoas queridas que passam por aqui, e dizer que mundo por muitas vezes é lindo demais! A Valentina me mandou uma caixinha cheia de coisinhas para o Rapha (meu filho) ele pulava e gritava de felicidade e ficou achando o maximo ter ganho coisas pelo correio, e principalmente o carinho né?! As balinhas todas organicas e feitas com suco natural de frutas, sem corantes e sem aromas artificiais um LUXO total, as forminhas com o calor que esta fazendo o Rapha não dá mais sossego todos os dias quer gelinhos em formatos graçinha assim. E também o chocolate organico tudo de bom minha amiga, nós já nos falamos pelo telefone mas tudo que disse lá ainda é muito pouco mais acredito que deu pra ti entender o que é para uma mãe uma pessoa fazer um carinho a seu filho. E você amiga que virou tia Valentina por aqui e por mais que eu fale não chame a Tina de tia não adianta (risos). Muito obrigada! Se vocês pensam que o carinho terminou estão enganada ela ainda me mimou com extrato de baunilha, gordura de pato que vai render lindas, douradas e saborosas batatas assadas na noite de natal, e favas de baunilha. O meu Deus, muito obrigada amiga!
Favas de baunilha
E um belo cartão que vou colocar ao pé da minha árvore de natal
segunda-feira, dezembro 10, 2007
Pizza com tomate cereja, mussarela e rúcula
Semana passada vi essa pizza na cozinha da querida Elvira, e não tive dúvidas corri na geladeira e olhei se tinha tudo a mão e sendo assim executei a receita no jantar, para comemorar uma ótima noticia que tivemos, e foi mesmo lindo. Só tenho algo a dizer não deixem essa receita passar em branco, se vocês já tem uma massa eleita como predileta faça o recheio que é mesmo imperdivel. Elvira as suas receitas são um luxo só, se eu fosse publicar todas que já fiz aqui o meu blog iria virar uma cópia do seu (risos). Muito obrigada pelo carinho que tem comigo, e por dividir seus conhecimentos viu?!
- 1 colher (chá) de fermento para pão
- 1 pitada de açúcar
- 250 g de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de azeite
- 175 ml de água morna
- 1 colher (café) de sal
- farinha para polvilhar
- azeite para untar
- 300 g de tomate cereja
- 2 dentes de alho amassados (eu utilizei alho frito)
- 1 boa pitada de pimenta-do-reino moída na hora
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 200 g de mussarela ralada grosseiramente
- 100 g de rúcula
- flor de sal (utilizei a flor de sal que ganhei da própria Elvira)
Acrescentar a farinha restante aos poucos, amassando até obter uma massa húmida e maleável. Se isso for necessário, juntar mais um pouco de água ou de farinha. Formar uma bola e cobrir a tigela com um pano. Deixar levedar por 1 hora num local aquecido e ao abrigo de correntes de ar.
Colocar os tomates-cereja numa tigela grande e esmagá-los com os dedos. Juntar o alho esmagado, a malagueta em pó e metade do azeite. Deixar tomar gosto por pelo menos 30 minutos.
Pré-aquecer o forno a 230ºC. Polvilhar uma forma para pizas com farinha e reservar.
Amassar a massa até ficar bem elástica na bancada polvilhada de farinha. Estender a massa com um rolo, formando um disco com a borda ligeiramente mais espessa. Forrar a forma com a massa.
Espalhar o preparado de tomates pela massa com o auxílio de uma colher. Distribuir o queijo mozzarella ralado e pincelar as bordas da massa com azeite. Levar ao forno por 20-25 minutos, a 230ºC.
Retirar a pizza do forno e desenformá-la delicadamente. Polvilhar com um pouco de flor de sal e de pimenta. Espalhar a rúcula pela piza e servir de imediato.
sexta-feira, dezembro 07, 2007
Carinho!!
Ontem toca meu interfone e fala: Dona Eliana tem uma caixinha para Senhora aqui (já cansei de falar que a Senhora está no céu mas não adianta) risos, eu nem esperei o elevador fui pelas escadas mesmo tamanha era a curiosidade e quando volto abro rapidinho a caixinha e encontro esse chocotone feito pelas mãos da Dani. Não vocês não entendem o que é isso, é CARINHO puro! Servi o jantar mais todos pensavam no danadinho do chocotone que iria abrir depois do jantar, e quando abri já senti o cheirinho maravilhoso e depois ao partir a textura macia do chocotone e finalmente ao provar me encantei com as delícias saídas direto da cozinha da minha querida amiga Dani. Dani eu me lembro até hoje o dia que entrei na sua cozinha pela primeira vez, já me senti em casa, com seu jeito fino de receber e delicada por demais me conquistou e tenho você no andar mais alto do meu coração viu?! Muito obrigada, está uma delícia! O rapha comeu e ficava fazendo hummmm, hummm. risos
Se existe alguém nesse mundão de meu Deus que não conhece a cozinha maravilhosa da Dani é só entrar AQUI! E lá vocês encontram a receita porque além de tudo essa moça preciosa nos contou todos os segredos desse chocotone.
quinta-feira, dezembro 06, 2007
Flores!!
Se você não tem um lindo vaso de cristal, não deixe de colorir sua casa, e encher a mesma de flores por esse motivo, pegue um bulinho, uma garrafinha ou qualquer pote que tenha guardado e use, deixei-o cheio de flores e bem colorido.
quarta-feira, dezembro 05, 2007
Almoçando com a Clarice (Akemi)!!
Ja a algum tempo a Akemi me enviou uns presentes lindos e um deles era essa caixinha de molho, hoje coloquei minha wok no fogão e decidida usei o molho, não tinha usado antes por ter como certo que me apaixonaria e foi dito e feito, uma MARAVILHA!! Carninha bem passadinha, legumes crocântes e um molhinho grossinho e muito saboroso para acompanhar meu arroz fresquinho feito sem óleo e sem sal na minha panela elétrica para arroz.
Akemi eu sonho em ter você e seu esposo divindindo a minha mesa aqui, e sempre ouvi dizer que quando a gente quer muito algo e acredita naquilo, um dia vira realidade e como eu QUERO e ACREDITO, eu sei que logo ou mais pra frente vou ter esse desejo realizado. Muito obrigada pelo carinho viu?!
Agora guardei a caixinha e vou até a liberdade vê se encontro esse delicioso molhinho por lá, porque vai ser dificil ficar sem (risos).
terça-feira, dezembro 04, 2007
Amigo Secreto!!!
Esse foi o amigo secreto mais inesquecivel para mim, com 41 participantes sendo apenas um homem o Vitor Hugo, você não conhece o fogão pilotado por esse moço?! Aff* então corra e acesse aqui, que ele tem tempero no ponto certo (risos). Muitas mensagens trocadas, só gente do bem pessoas lindas e eu quero aproveitar pra agradecer esse mais um ano que já está no final, e dizer que o blog tem me dado lindas amizades, me proporcionado lindos momentos, aqui eu tive oportunidade de mostrar o pouco que sei fazer com minhas panelas e não só isso, tenho conhecido gente muito bacana e com isso vou falando do amor de Cristo, da força que o Senhor nos dá a cada amanhecer e das vitórias que ele nos proporciona.
Essa moça que me tirou é um encanto, tem uma familia linda, é ótima mãe que eu já sei. Uma pessoa que ainda quero abraçar pessoalmente, e todos os dias louvo a Deus por sua vida viu?! Que Ele esteja sempre renovando suas bençãos no seu lar, eu me senti muito lisongeado em ser presenteada por ti, e você danadinha me enganou direitinho com jeitinho de falar do nossos irmãos de Portugal né?! Eu nem em sonho imaginei que era você!
Esses cortadores cor de rosa eu estou me sentindo a própria barbie na cozinha agora, e vou executar uma receitinha sua mesmo com eles, AMEI!! Lindos, lindos!!!
A revista que é linda, eu nunca tive uma dessa e fiquei completamente apaixonada amiga querida, eu estou boba é muito linda mesmo. O Cartão que veio transbordando carinho! Coisas que não tem dinheiro que pague só ganha sabe do que estou falando. Muito obrigada querida!!
Depois dos cortadores cor de rosa, ainda tem esse jogo de luva, aparador de panelas e toalhinha todo de legumes pra deixar a minha cozinha ainda mais romântica! Aiiii suspiros, muitos suspiros!!
Pensaram que tinha acabado?! Não, não, não, ela ainda me mandou uma pote cheio de cookies , gente só quem comeu os cookies dessa moça terá noção do que estou falando, primeiro ao abrir o pote saiu o perfume maravilhoso, depois não resisti e provei só um pois quero esperar a familia chegar no final do dia (risos), e é algo de outro mundo, derrete na boca e faz você parar no tempo e comer bem lentamente apreciando, olha eu não tenho palavras para descrever. Um LUXO!
E quando eu disse que essa moça era chique por demais, vocês não duvidem disso acreditam que ela mandou até coisinhas saborosas para o Rapha?! Sim com etiqueta e tudo, o Senhor que coisa mais linda! Muito obrigada!
Agora vocês devem estar morrendo de curiosidade pra saber quem é né?! Então é só ir AQUI! Minha amiga é a Cinara, querida muito obrigada por todo o carinho, eu quero que saiba que eu desejo muita paz, saúde e alegria nesse final de ano, hoje e sempre e que você saiba que temos um Deus que nos levanta na angustia na tristesa e Ele é por ti, é por sua familia, e eu sinto orgulho de poder chamá-la de amiga. Um super beijo!
A Laila e a Cris vocês são nota mil! Obrigada por ter nos proporcionado essa brincadeira tão gostosa, e olha vamos fazer mais em, não vamos esperar natal não.
segunda-feira, dezembro 03, 2007
Quiche de gorgonzola com salada de abóbora
Precisa de uma massinha de quiche que derreta na boca?! Então faça essa, ao levar a boca ela se derrete e também é crocante realmente muito boa. O Recheio dessa vez foi o gorgonzola que estava pedindo socorro na geladeira e eu prontamente atendi o seu pedido (risos), para acompanhar eu fiz uma salada simples de abóbora paulista (para quem não conhece é uma abóbora pequena de pescoço).
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1/2 xícara (chá) de manteiga em cubos pequenos
- 3 gemas
- 1 colher (sopa) de água gelada
- 100 g de bacon picado em pedaços bem pequenos
- 1 colher (sopa) de óleo
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
- 200 g de creme de leite
- 200 g de queijo gorgonzola esfarelado
- 100 g de noz-pecã (eu utilizei castanha do pará)
Recheio: Frite o bacon numa frigideira com o óleo aquecido, retire do fogo e coloque sobre toalha de papel. Numa tigela, bata com um batedor manual os ovos e o sal. Junte o creme de leite, o gorgonzola e bata por mais 1 minuto. Espalhe o baco e as nozes sobre a massa e cubra com o creme. Asse por 20 minutos, ou até o recheio dourar e ficar firme. Retire do forno e sirva com a salada.
Para salada eu cozinhei a abóbora já cortada em cubos no vapor, até ficar macia sem estar desmanchando, com ela ainda quente acrescente cebola picadinha, salsinha e uma emulsão de azeite, suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Deixe ela resfriar e sirva.
*Fonte: Revista Menu