terça-feira, outubro 30, 2007
Omelete de espinafres
Esses dias estava vendo um programa de culinária do Mestre Cuca, chef Alan e ele fez uma semana inteirinha só com receitas a base de ovos, e nesse dia estava sentada em frente a tv vendo o programa e pensando no que fazer para o jantar quando ele deu essa dica, tudo que tinha em casa não pensei duas vezes e fiz. Foi um jantar simples e muito saboroso! Para fazer as omeletes usei dois ovos, sal, pimenta-do-reino moída na hora, uma colherinha de chá de leite, e um tanto de espinafres já cozidos e picados é só bater bem e fritar ou como no meu caso que usei a omeleteira elétrica. E a dica dele era servir com arroz branco feito na hora e um delícioso molhinho de tomate que foi reduzido com vinho tinto.
Salada de risone
Não tem segredo apenas cozinhei a massinha e juntei a ela um pouco de milho verde, tomatinhos picados em rodelinhas, salsinha, cebola picadinha, pimenta-do-reino moída na hora, sal e azeite. Servi com folhas de agrião e berinjela grelhada no azeite. Pra mim está perfeito para um dia quente e para vocês?!
segunda-feira, outubro 29, 2007
Nhoque de forno
Esse nhoque é bem facil de fazer e tem um resultado divino! Eu servi com um galetinho assado que foi marinado no suco de laranja, assunto para um outro post (risos). Mas esse nhoque com uma saladinha de folhas já é uma refeição perfeita.
- 1 kg de batatas
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) de margarina (eu utilizei manteiga sem sal)
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- Sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de maionese (eu não usei)
- Manteiga para untar e farinha de rosca para polvilhar
- Molho de tomate para cobrir o nhoque
- Mussarela para cobrir o molho de tomate
*Fonte: Revista Receita Minuto
Simples como a vida deve ser
Foi um dia de calor ontem por aqui, e olhando minhas lindas folhas de couve manteiga na geladeira não tive dúvidas em fazer uma salada bem fresquinha para o jantar. Couve manteiga cortada em tirinhas finas, meia cebola picadinha, 2 colheres (sopa) de salsinha picadinha, pedaçinhos de manga, sal, pimenta-do-reino, limão, e 3 colheres (sopa) azeite bem quente. Basta juntar tudo com muito carinho e no final colocar o azeite bem quente. Acreditem essa saladinha é mesmo uma delícia!
Projeto do filho!
O Raphael (meu filhote), passou o ano todo desenvolvendo um projeto chamado empreendedorismo o qual a sala dele ficou com o tema "dinheiro" então fizeram um cd, contando a história do dinheiro e foi uma longa caminhada, aprendendo os custos do produto, por quanto poderiam vender e claro desenvolvendo esse produto. Sabado foi o tão esperado dia de montar sua lojinha e vender seu produto, e tinha seguranças, caixas, vendedores, atendentes na area de convivivência da loja e todos tinham que desenvolver suas funções. A coisa mais linda do mundo ver aqueles toquinhos de gente trabalhando e explicando tudinho o que aprenderam, mostrando aos clientes seus produtos através do computador. E colhendo os frutos de um trabalho de um ano inteiro. Achei tão lindo que resolvi dividir com vocês.
Rapha contando a cliente a história do dinheiro
Rapha com seu amiguinho de sala
Detalhe do avental
Com a turma de trabalho e sua professora a quem eu tiro o chapéu todos os dias, sempre!! Um doce de pessoa e vem acompanhando o Rapha pelo segundo ano seguido e já sinto meu coração apertado só de me lembrar que ano que vem não será mais ela. Paula você é um expetáculo no que faz, e também uma pessoinha linda! Muito obrigada pelo carinho dispensado ao Rapha! Não vou esquecer jamais, viu?!
O quadro das moedas
O produto que eles desenvolveram e colocaram a venda na lojinha, um cd contando a história do dinheiro
Aqui o projeto dos pequenininhos, eu achei tão fofo, mais tão fofo que não resisti em dividir com vocês, o tema deles foi o pão de queijo, aprenderam a fazer e tudo mais como as outras salas, e ao comprar eles ainda te ensinavam a receita. Gente vocês não podem imaginar que fofo aquelas mãozinhas tão pequenas te ensinando a receita de um pão de queijo que é a cara do Brasil, pra mim quase um patrimonio histórico do nosso país. Me lembrava o tempo todo da minha querida amiga Valentina ela teria se derretido por inteiro (risos).
sexta-feira, outubro 26, 2007
Carne de panela
As panelas finalmente começam a sair dos armários por aqui, porque a vida continua e porque tem boquinhas famintas para comer aqui (risos). E ontem resolvi tirar a minha panela de pressão (a qual tenho verdadeira paixão) de dentro do armário e colocá-la pra funcionar novamente e saiu um jantar bem simples parecendo comida de roça (fazenda), e maravilhosa a qual o perfume invadiu até meu hall e deixou os vizinhos completamente enloquecidos (risos). Simples como deve ser a vida! Espero que gostem.
- 1 quilo de paleta bovina (pedaço)
- 1 colher (chá) de óleo de canola
- 1 cebola grande picadinha
- 2 dentes de alho socados com um pouco de sal e uma pimenta dedo-de-moça
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 1 colher (chá) raspas da casca de limão
- 300 g de tomate em cubinhos
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 2 colheres (sopa) salsinha picadinha
- Água quente
- Batatas pré cozida
*As batatas devem estar pré-cozidas, assim elas não se desmancham no molho e ficam macias e bem bonitas.
*É importante que a água que esteja bem quente, pois se colocar água fria na carne quente ela endurece mais ainda e fica bem rigída no centro.
Por fim me perdoe as fotos mal tiradas estou ainda esquentando os tambores (risos).
quinta-feira, outubro 25, 2007
Bavette com molho de linguiça fresca
Para atender o delicioso chamado da Verena, posto essa massinha bem simples que você faz num estante com ótimos ingredientes. Aproveito pra começar a falar sobre a linguiça fresca que hoje encontramos pelo menos aqui no Brasil uma variedade enorme delas, com ervas finas, alho, pimenta, erva doce e por aí vai. No mercado municipal você encontra pra mim uma das melhores linguiças frescas de São Paulo. É como sempre falo tendo bons ingredientes, carinho e vontade você consegue uma refeição perfeita!
Para fazer essa massa apenas conzinhei o bavette deixando al dente,ao retirar do fogo e escorrer a massa somei uma colher de sopa de manteiga sem sal e reservei. Numa panela coloquei um pouco de azeite , dourei alho picadinho junto com a cebola, coloquei a linguiça (que já havia retirado a pele) depois dela bem refogada, juntei um bom molho de tomate (que fiz a partir de tomates frescos reduzindo com um pouco de vinho tinto), umas folhinhas de manjericão tudo isso somei a massa , e ao levar ao prato salpiquei lascas de parmesão. Com um bom vinho, tive um jantar pra mim perfeito!
quarta-feira, outubro 24, 2007
Manjar com banana e especiarias
Antes de ficar afastada eu tinha algumas receitas que considero legais para postar, e como agora as panelas estão esquentando lentamente vou aproveitar para colocá-las aqui e uma delas é exatamente esse manjar que achei diferente pela calda que leva (pois aqui no Brasil estamos acostumados a fazer calda de ameixa seca para esse doce) porém bastante saboroso. Quem gosta de se aventurar em novos sabores esta aí uma oportunidade.
- 1/2 litro de leite integral
- 10 colheres (sopa) de açúcar
- 200 ml de leite de coco
- 200 g de creme de leite
- 5 colheres (sopa) de amido de milho (maisena)
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal cortada em pedaçinhos
- 3 bananas-nanicas em rodelas
- 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 colher (chá) de especiarias em pó (canela, pimenta-do-reino) a pimenta eu usei bem pouquinho só pra dar um toquinho mesmo.
Banana com especiarias: Coloque numa frigideira a manteiga e as rodelas de banana. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo cuidadosamente, para a banana não desmanchar. Salpique o açúcar e as especiarias, reduza o fogo e tampe a frigideira. Cozinhe por mais 1 minuto e retire do fogo. No momento de servir, desenforme o manjar, coloque nos pratos e disponha as rodelas de banana com calda. Decore com hortelã.
* Eu utilizei na calda de banana uma xícara de café de água pois achei que ficaria muito grossa a calda sem essa adição de água.
*Fonte: Revista Menu
terça-feira, outubro 23, 2007
Mané sem jaleco
Essa é minha participação no rei da quinzena o feijão. Eu resolvi fazer uma comida mineira carregada de histórias pelo fato desse blog ter muitos visitantes Portugueses e fiquei pensando em brindá-los com a oportunidade de conhecer melhor nossas comidas e raízes. Em Minas Gerais existe também um prato chamado "Mané com jaleco" que nada tem a ver com esse pois é a base de carne com mandioca (qualquer dia posto a receita desse aqui). A cozinha mineira é muito romantica pra mim e eu acredito que o mineiro já nasce cozinhando (risos). Esse prato rústico é maravilhoso e me faz voltar no tempo. Espero que vocês gostem!
- 1 1/2 xícara (chá) de feijão vermelho ou carioquinha cozido sem sal e sem caldo
- 1 xícara (chá) de arroz cozido com sal e temperos
- 1 xícara (chá) de bacon em cubos
- 1 xícara (chá) de cebola picadinha
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de alho amassado
- 10 folhas de couve rasgadas com as mãos
- 4 ovos
- Salsinha picadinha
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Fonte: Chef- Vicente Teixeira
quarta-feira, outubro 17, 2007
Agradecimento!
Quero agradecer a todos pelo carinho e dizer que li os emails de pessoas tão queridas, amizades tão preciosas que conquistei através desse espaço aqui. Nem tudo são flores mas os emails não queridos eu deixei de lado (risos). Estou melhor pelo menos no que diz respeito ao ânimo mas ainda sinto fortes dores na coluna e não fico muito sentada por isso ainda estou de molho. Muito obrigada a todos vocês pelo carinho sempre!
O coração do homem pode fazer planos, mas a respota vem dos lábios do Senhor!!
O coração do homem pode fazer planos, mas a respota vem dos lábios do Senhor!!
quarta-feira, outubro 03, 2007
Esclarecimento!
Eu estou passando por um momento dificil e a Valentina a quem eu tenho uma verdadeira admiração e carinho me socorreu e eu iria postar lá não todos os dias como fazia aqui e sem muito compromisso e tal , mas pra minha surpresa muitas pessoas não entenderam e algumas apoiaram outras não enfim, o momento pra mim agora é de descansar, parar um pouco então quero deixar aqui todo meu carinho, gratidão o meu muito obrigada mesmo a Valentina, mas como falei pra ela agora é momento de afastar um pouco das panelas e cuidar de mim! Quero aqui também agradecer a Elvira o Nogueira e a uma pessoa que me mandou um comentário hoje muito querido e delicado a Isabel também de Portugal. Muito obrigada a todos pelo carinho e pelas indicações de blog 5 estrelas agora não dá pra nomear ninguém pois meu momento é mesmo de me aquietar mas eu fiquei muito lisongeada.
Valentina minha admiração declarada SEMPRE por você eu tenho um orgulho imenso de você me chamar de amiga viu?! Muito obrigada!
Valentina minha admiração declarada SEMPRE por você eu tenho um orgulho imenso de você me chamar de amiga viu?! Muito obrigada!